Um novo empregado necessita de tempo para se adaptar à filosofia da empresa, a sua cultura, a sua política de recursos humanos e a outros regramentos internos. Também existe a necessidade de adaptação à chefia e aos novos colegas de trabalho, para assimilação do ambiente e clima organizacional.
O processo de integração consiste em aplicar informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo.
São etapas do processo de integração:
1. Apresentação das Políticas de Recursos Humanos;
2. Apresentação das Normas de Segurança;
3. Apresentação dos produtos ou serviços da organização, bem como sua história e atuação no mercado;
4. Visitação aos principais setores da organização;
5. Encaminhamento do novo colaborador ao setor.
O item 2 — Apresentação das Normas de Segurança — é de suma importância!
Seguir as Normas de Segurança do Trabalho é primordial — e isso precisa ser levado em consideração não apenas para cumprir regras!
É também necessário que seja desenvolvida uma cultura organizacional voltada à criação de campanhas preventivas de acidentes e para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Nesse sentido, os gestores precisam conhecer as normas de Saúde e Segurança no Trabalho e implementá-las em sua organizações.
É preciso também criar programas de conscientização para que os funcionários saibam como seguir as regras corretamente e para que compreendam a importância de executá-las.
A segurança no trabalho consiste em normas, também denominadas NRs (Normas Regulamentadoras) que, se usadas corretamente, previnem acidentes, reduzem a ocorrência de doenças ocupacionais e mantêm a integridade física e mental dos colaboradores na busca por um ambiente de trabalho livre de exposição a agentes de risco.
A observância dessas normas pode reduzir ou até zerar passivos trabalhistas no tocante à Saúde e Segurança no Trabalho.
Dica do Especialista – Por Elemar Dierschnabel